SAÚDE, por Cristiane Ribas

 Cristiane Ribas
Técnica em análises clínicas com especialização em doenças infecciosas e parasitárias.

O Zika Virus . Em RADIANTE RECREIO


Anemia de Fanconi  em RADIANTE RECREIO


GRIPE -

                  É uma doença infecciosa aguda que afeta aves e mamíferos. É causada pelo vírus influenza. Em humanos, os sintomas mais comuns da doença são calafrios, febre, dor de garganta, dores musculares, dores de cabeça, tosse, fadiga e mal estar. Em casos mais graves causa pneumonia, que pode ser fatal particularmente em crianças pequenas e idosos.

                A gripe é transmitida por mamíferos infectados por meio do ar, por tosse ou espirros e por aves infectadas através das fezes. Pode também ser transmitida pela saliva, secreções nasais, fezes e sangue. A maior parte das variedades do influenza pode ser facilmente neutralizada por meio de desinfetantes e detergentes.

                A gripe se espalha ao redor do mundo em epidemias, que resultam em mortes de centenas de milhares de pessoas anualmente.

                Frequentemente, novas variedades do vírus influenza resultam de uma gripe existente em espécies animais, para seres humanos, exemplo:H5N5 (gripe aviária) e H1N1 (gripe suína).

                Vacinações são geralmente dadas às pessoas em países desenvolvidos com um maior risco de contrair a doença e às aves de criação.

                A vacina humana mais comum é a chamada trivalente, que contém três variedades do vírus. A vacina é formulada para um ano de eficácia. Isso não quer dizer que a pessoa não possa vir gripar mas os sintomas são mais amenos.

                A gripe ocorre com mais frequência, nos meses do inverno, admite-se, no entanto, a existência de casos esporádicos de gripe ao longo de todo o ano.

                Outro fator facilitador da transmissão do vírus é o agrupamento de pessoas em recintos fechados ( escolas, lares, meios coletivos de transporte e outros ).

                A gripe apresenta uma elevada taxa de transmissão.

                É importante também higienizar sempre as mãos e evitar colocá-las nos olhos e boca, quando a higienização não é possível.

                A vacinação é o principal método de prevenção e controle da infecção gripal, bem como das suas afecções graves, mas a partir do momento em que o indivíduo fica infectado pelo vírus da gripe e apresenta manifestações clínicas da doença, necessita ser tratado. Porém o vírus da gripe sofre mutações (mudanças ), é impossível desenvolver uma vacina eficiente contra todos os tipos de vírus.

                Na maioria dos casos, o repouso e o alívio sintomático são suficientes. Deve-se ingerir bastante líquido. Nos indivíduos de alto risco e com complicações, pode ser necessária a hospitalização.

                Procedimentos adotados em caso de gripe -

* Isolar-se de outras pessoas, de forma a diminuir o contágio

* Descansar, ingerir muitos líquidos ( água, sucos ) e manter a alimentação comendo o que apetecer mais.

* Evitar mudanças de temperatura

* Não se agasalhar demasiado

* Contatar um médico, se é portador de doenças crônicas ou prolongadas

* Tomar antipiréticos em caso de febre e analgésicos em caso de dores musculares, com orientação médica.

* Usar lenços descartáveis.

* Cuidado ao tomar analgésicos por conta própria. Alguns sintomas são parecidos com os da Dengue e nesse caso, fica proibido o uso de derivados do ácido acetil salicílico.

* Aplicar soro fisiológico para descongestionar o nariz.

* Não tomar antibióticos sem aconselhamento médico, assim como medicamentos que reduzam a tosse.

* Grávidas e mães que amamentam devem receber auxílio de seu médico, assim como crianças e idosos.

* Durante o período da doença, o indivíduo não deverá ser vacinado.


VACINE DE 15 A 26 DE ABRIL :
 Do dia 15 até dia 26 de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe.
Quem tem 60 anos ou mais, ou se está grávida, ou deu a luz há 45 dias, ou se tem crianças entre 6 meses e menos de 2 anos, ou se é profissional da área de saúde ou se é portador de doença crônica, deverá tomar a vacina. INFORME-SE AQUI RADIANTE RECREIO

ÁGUA É VIDAO dia 22 de março foi escolhido como o dia mundial da água pela Organização das Nações Unidas ( ONU ), para lembrar a importância que a água tem para a existência da vida. A ONU criou até a Declaração dos Direitos da Água, o que é muito justo! Afinal de contas, o que seria de nós sem esse precioso líquido?

No planeta Terra, 70% da sua superfície é coberta por águas. Sendo que deste percentual, 97,5% é de água salgada e somente 2,5% de água doce. A água disponível para consumo humano, representa 0,003%.


A água está disposta na natureza, em 3 estados: sólidos ( gelo ou granizo ), líquido ( rios, mares ) e gasoso.


Temos que aprender a não disperdiçar água e evitar a poluição da mesma. A água própria para o consumo está ficando escassa.


Onze países da África e nove do Oriente Médio já não tem água. A situação também é crítica no México, na Hungria, na Índia, na China, na Tailândia e nos Estados Unidos.


O Brasil detém 11,6% da água doce superficial do mundo. Os 70% da água que estão disponíveis para uso estão localizados na região Amazônica.


Os 30% restantes distribuem-se desigualmente pelo país, para atender a 93% da população.


Dicas úteis para preservação da água:


- Não jogue papéis de bala e chicletes na rua.

- Tenha sempre uma sacola dentro do carro para coletar o lixo, principalmente em viagens

-Reutilize a água da máquina de lavr roupas para lavar calçadas e áreas de serviço


- Mantenha a torneira fechada enquanto escova os dentes


- Verifique se a descarga de sua casa são os modelos econômicos.

- Diminua o tempo no banho.


PROBLEMAS RENAIS

Todos os dias passam pelos nossos rins, aproximadamente de 1.200 a 2.000 litros de sangue. Responsável pela eliminação de resíduos tóxicos produzidos pelo organismo, os rins filtram o sangue, controlam o volume de líquidos e sais, influenciam as pressões arterial e venosa e ainda produzem e secretam hormônios.

O sangue chega aos rins através das artérias renais. Em seu interior, essas artérias dividem-se em vasos, cada vez menores, até formarem uma rede de vasos muito finos, que constituem o glomérulo, considerado o verdadeiro filtro do rim. São os glomérulos que filtram o sangue, eliminando todas as substâncias indesejáveis através da urina. Quando os rins não funcionam bem, muitas funções do organismo ficam comprometidas.

Tipos de doenças renais:

Nefrite- Presença de proteína e sangue na urina, edema e hipertensão

Infecção urinária - Dor e ardência ao urinar. O volume torna-se pequeno, frequente, turvo, mau cheiroso e em alguns casos, com sangue.

Cálculo renal- Provoca dor nas costas e quase sempre a urina apresenta sangue

Obstrução urinária - È o impedimento da saída da urina, pelo canais urinários, por cálculos, aumento da próstata, tumores ou estenoses de ureter e uretra.

Insuficiência renal aguda - causada plor uma agressão repentina ao rim, por falta de sangue ou obstrução aguda das vias urinárias.

Insuficiência renal crônica - Perda irreversível da função renal.

Doenças multissistêmicas - Doenças reumáticas, imunológicas e diabetes.

Tumores - Provocam dor, sangue na urina e obstrução urinária

Nefropatias tóxicas - Causadas por tóxicos, agentes físicos, químicos e drogas. Insuficiência funcional do rim.


DERRAME CEREBRAL


Acidente vascular cerebral(AVC)ou acidente vascular encefálico  (AVE), vulgarmente chamado de derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É uma doença de início súbito, que pode ocorrer por dois motivos:
isquemia (falta de suprimento sanguíneo para um tecido orgânico) ou hemorragia.
Para detectar imediatamente uma vítima de derrame cerebral, memorize as três primeiras letras de STR:
* S (smile) : Peça-lhe que sorria,
* T (talk): Peça-lhe que fale ou apenas diga uma frase simples
* R (rise your arms): Peça-lhe que levante ambos os braços.
Outro sinal que pode ajudar: peça à pessoa que ponha a língua pra fora. Se a língua estiver torcida ou sair por um lado ou por outro, é também sinal de derrame.
Se a vítima apresentar problemas para realizar QUALQUER uma dessas tarefas, chame imediatamente a emergência e descreva aos socorristas os sintomas já detectados.
( publicado em O JORNAL DE RECREIO,Minas Nº 585 )

Como matar o mosquito da dengue clique AQUI

O SAL E A HIPERTENSÃO

O que é sal?
É um mineral composto por 2 elementos principais: sódio e cloro, que se juntam e formam o cloreto de sódio.
O sódio tem funções nobres no organismo:
- Controlar o equilíbrio da água
- Contribuir para a transmissão de impulsos nervosos do cérebro para o corpo
- Permitir a contração muscular
- Participar da regulação do ritmo do coração.

Como o sódio provoca a pressão alta?

A ingestão excessiva de sal faz aumentar a quantidade de sódio no sangue.

O equilíbrio entre o sódio e a água devem ser perfeitos no organismo.

Existindo mais sódio, precisa haver mais água. Com o sódio aumentado, complicados mecanismos hormonais, entram em ação.

Se este equilíbrio não ocorrer, o organismo vai ter que tirar água de dentro da célula, provocando desidratação e risco de morte da mesma.

Esse aumento do volume de sangue por causa do aumento da quantidade de água, faz aumentar a pressão dentro das artérias, provocando a hipertensão arterial.

A pressão alta dentro das artérias vai machucando suas paredes, que podem se romper ( derrame ) ou entupir ( infarto ).

A Organização Mundial da Saúde, determina que a quantidade máxima de sal que cada adulto deve comer por dia é igual a 5 gramas ( 1 colher de chá ). "

Cristiane Ribas

DENGUE clique AQUI . CONJUNTIVITE clique AQUI Solução para as dores no joelho LEIA AQUI VOCÊ PODE TER UMA DOENÇA RENAL E NÃO SABER. PEVINA-SE VENDO AQUI FUNÇÕES DOS RINS TOME CUIDADO COM O HPV ! Previna-se lendo em SAÚDE clique aqui ou vá direto a página SAÚDE